Artigos & Livros

Transtornos de Aprendizagem VOL. II

14/02/2023 – RITA M.T.RUSSO

QUAL CONSOANTE

transtornosdeaprendizagem

Dislexia, Cognição e Emoção.

Capítulo sobre Dislexia: a importância da avaliação interdisciplinar.

Transtornos de Aprendizagem

14/02/2023 – RITA M.T.RUSSO

QUAL CONSOANTE

artigo-1

Dislexia, Cognição e Emoção.

Capítulo sobre Aspectos emocionais e sociais do paciente disléxico.

Neuropsicopedagogia Institucional

15/08/2018 – RITA M.T.RUSSO

JURUÁ EDITORA

institucional

A presente obra Neuropsicopedagogia Ins-titucional está dividida em quatro partes assim distribuídas: Parte 1 – Caminhos para atuação em Neuropsicopedagogia Institucional, Parte 2 – Saúde, Educação e Direitos Humanos: indicadores para a prática neuropsicopedagógica, Parte 3 – Incluir pelas diferenças: temas em discussão e Parte 4 – Anexo: Sondagem Neuropsicopedagógica.

Esta obra também está publicada em Portugal.

Link: https://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=27106

Neuropsicopedagogia Clínica - Introdução, Conceitos, Teoria e Prática

17/05/2017 – RITA M.T.RUSSO

JURUÁ EDITORA

clinica

Este livro apresenta a Neuropsicopedagogia Clínica, explica similaridades e diferenças entre a Neuropsicologia e a Psicopedagogia, e explicita as interfaces com a Neurociência e Educação no processo de aprendizagem e suas dificuldades.

Link: https://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=24083

Avaliação na Neuropsicopedagogia Clínica

14/02/2015 – RITA M.T.RUSSO

WAK EDITORA

artigo-2

Capítulo Avaliação Neuropsicopedagógica: Campo, Escopo e Aspectos Legais.

O espaço da poesia infantil - pp209-222

14/08/2010 – RITA M.T.RUSSO

EDUCAÇÃO & LINGUAGEM ANO 3 – N° 3

educacao_linguagem

Este artigo apresenta considerações sobre a poesia infantil como arte literária e espaço de criatividade/espontaneidade/originalidade. Mostra exemplos de poesias de autores contemporãneos e apresenta um trabalho sobre poesia infantil com crianças do Projeto

Link: http://editora.metodista.br/revista_educ_03.html

Linguagem da Inclusão pp-111-128

14/08/2010 – RITA M.T.RUSSO

REVISTA EDUCAÇÃO & LINGUAGEM ANO 5 – Nº6 – 2002

educacao_linguagem5

O presente artigo tem como objetivos apontar a legislação que discute a inclusão; destacar, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o conceito de portadores de necessidades educacionais especiais; transcrever os depoimentos de professores da educação infantil

Link: http://editora.metodista.br/revista_educ_06.html

Histórias em Quadrinhos - pp.203-221

14/08/2010 – RITA M.T.RUSSO

REVISTA EDUCAÇÃO & LINGUAGEM ANO 4 – Nº5 – 2001

educacao_linguagem2

O artigo faz uma retrospectiva histórica das origens das histórias em quadrinhos, traça os seu elementos de composição, analisa os fatores relacionados à arte-literária e ao processo educativo, assinalando a dimensão estática e o enriquecimento da linguagem

Link: http://editora.metodista.br/revista_educ_05.html

Literatura infantil: uma fantasia sem idade - pp13

14/08/2010 – RITA M.T.RUSSO

REVISTA EDUCAÇÃO & LINGUAGEM ANO 2 – Nº2 – 1999

educacao_linguagem2a

Este texto apresenta considerações sobre literatura infantil enquanto arte que caminha entre a arte literária que provoca emoções, dá prazer, diverte, e usa a ação pedagógica como instrumento para uma intenção educativa. Faz uma retrospectiva histórica

Escolher a Profissão...tarefa fácil? pp.57-59

14/08/2010 – RITA M.T.RUSSO

REVISTA EDUCAÇÃO & LINGUAGEM ANO 1 – Nº1 – 1998

educacao_linguagem1

Uma leitura da adolescência em Álvares de Azevedo

14/08/2010 – RITA M.T.RUSSO

EDITORA SELINUNTE – 1ª ED.1993 – 2ª ED. 1994

banquete

Livro – O Banquete de Caliban – Edição comentada de A Noite na Taverna de Álvares de Azevedo