Quem Somos

O que fazemos

2021 2021
  • Cursos de aperfeiçoamento e extensão nas áreas de educação e saúde;
  • Palestras nas áreas de saúde e de educação voltadas à aprendizagem e suas dificuldades;
  • Orientação a projetos e programas nas áreas de saúde e educação em escolas, clínicas e terceiro setor;
  • Cursos de estimulação cognitiva e qualidade de vida para a terceira idade;
  • Grupo de estudos em saúde e educação em escolas, clínicas e terceiro setor;
  • Orientação a projetos no terceiro setor voltados à criança, adolescentes, adultos e idosos;
  • Orientação a professores, pais e alunos sobre temas de educação e saúde de natureza preventiva, avaliativa e interventiva;
  • Supervisão clínica nas áreas de neuropsicologia e terapia cognitivo-comportamental;
  • Supervisão clínica em fonoaudiologia;
  • Supervisão clínica em neuropsicopedagogia clínica;
  • Supervisão em neuropsicopedagogia institucional;
  • Orientações da prática clínica para estudantes do último ano de formação nas áreas de psicologia e fonoaudiologia;
  • Assessoria pedagógica para escola bilíngue;
FAQs

Dúvidas frequentes

Veja abaixo respostas das perguntas mais recorrentes:

Em geral, os psicólogos buscam entender a mente humana e suas manifestações em termos de comportamento, emoções, relacionamentos, etc.

Dispõe sobre os cursos de formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo.
Segundo o artigo 13, § 1º dessa Lei, constitui função privativa de psicólogo a utilização de
métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos: a) diagnóstico psicológico; b)
orientação e seleção profissional; c) orientação psicopedagógica; e d) solução de problemas de
ajustamento.
Institui a consolidação das resoluções relativas ao título profissional de especialista em
Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro. O artigo 3º refere-se às
especialidades concedidas, que são: I-Psicologia Escolar/Educacional; II. Psicologia
Organizacional e do Trabalho; III. Psicologia de Trânsito; IV. Psicologia Jurídica; V. Psicologia
do Esporte; VI. Psicologia Clínica; VII. Psicologia Hospitalar; VIII. Psicopedagogia; IX.
Psicomotricidade; X. Psicologia Social; XI. Neuropsicologia. Art. 4º - Novas especialidades
poderão ser regulamentadas, pelo CFP, sempre que sua produção teórica, técnica e
institucionalização social assim as justifiquem.
Atua na área específica da saúde, em diferentes contextos, através de intervenções que visam
reduzir o sofrimento do homem. Estas intervenções podem ocorrer de forma individual, grupal,
social ou institucional e implicam em uma variada gama de dispositivos clínicos desenvolvidos
tanto em perspectiva preventiva, como de diagnóstico ou curativa. Atua no estudo, diagnóstico
e prognóstico em situações de crise, em problemas do desenvolvimento ou em quadros
psicopatológicos, utilizando, para tal, procedimentos de diagnóstico psicológico tais como:
entrevista, utilização de técnicas de avaliação psicológica e outros. Desenvolve trabalho de
orientação, contribuindo para reflexão sobre formas de enfrentamento das questões em jogo.
Desenvolve atendimentos terapêuticos, em diversas modalidades, tais como psicoterapia
individual, de casal, familiar ou em grupo, psicoterapia lúdica, terapia psicomotora, arteterapia,
orientação de pais e outros. Atua junto a equipes multiprofissionais, identificando,
compreendendo e atuando sobre fatores emocionais que intervêm na saúde geral do indivíduo,
especialmente em unidades básicas de saúde, ambulatórios e hospitais. Atua em contextos
hospitalares, na preparação de pacientes para a entrada, permanência e alta hospitalar,
inclusive pacientes terminais, participando de decisões com relação à conduta a ser adotada
pela equipe, para oferecer maior apoio, equilíbrio e proteção aos pacientes e seus familiares.
Participa de instituições específicas de saúde mental, como hospitais-dia, unidades
psiquiátricas e outros, podendo intervir em quadros psicopatológicos tanto individual como
grupalmente, auxiliando no diagnóstico e no esquema terapêutico proposto em equipe. Atende
a gestante, no acompanhamento ao processo de gravidez, parto e puerpério, contribuindo para
que a mesma possa integrar suas vivências emocionais e corporais. Atua junto aos indivíduos
ou grupos na prevenção, orientação e tratamento de questões relacionadas a fases de
desenvolvimento, tais como adolescência, envelhecimento e outros. Participa de programas de
atenção primária e centros e postos de saúde na comunidade, organizando grupos específicos
na prevenção de doenças ou no desenvolvimento de formas de lidar com problemas
específicos já instalados, procurando evitar seu agravamento em contribuir ao bem-estar
psicológico. Acompanha programas de pesquisa, treinamento e desenvolvimento de políticas
de saúde mental, participando de sua elaboração, coordenação, implementação e supervisão,
para garantir a qualidade da atenção à saúde mental em nível de macro e microsistema.
Atua no âmbito da educação formal realizando pesquisas, diagnóstico e intervenção preventiva
ou corretiva em grupo e individualmente. Envolve, em sua análise e intervenção, todos os
segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino- aprendizagem.
Nessa tarefa, considera as características do corpo docente, do currículo, das normas da
instituição, do material didático, do corpo discente e demais elementos do sistema. Em
conjunto com a equipe, colabora com o corpo docente e técnico na elaboração, implantação,
avaliação e reformulação de currículos, de projetos pedagógicos, de políticas educacionais e
no desenvolvimento de novos procedimentos educacionais. No âmbito administrativo, contribui
na análise e intervenção no clima educacional, buscando melhor funcionamento do sistema
que resultará na realização dos objetivos educacionais. Participa de programas de orientação
profissional com a finalidade de contribuir no processo de escolha da profissão e em questões
referentes à adaptação do indivíduo ao trabalho. Analisa as características do indivíduo
portador de necessidades especiais para orientar a aplicação de programas especiais de
ensino. Realiza seu trabalho em equipe interdisciplinar, integrando seus conhecimentos
àqueles dos demais profissionais da educação. Para isso realiza tarefas como, por exemplo: a)
aplicar conhecimentos psicológicos na escola, concernentes ao processo ensino-
aprendizagem, em análises e intervenções psicopedagógicas; referentes ao desenvolvimento
humano, às relações interpessoais e à integração família-comunidade-escola, para promover o
desenvolvimento integral do ser; b) analisar as relações entre os diversos segmentos do
sistema de ensino e sua repercussão no processo de ensino para auxiliar na elaboração de
procedimentos educacionais capazes de atender às necessidades individuais; c) prestar
serviços diretos e indiretos aos agentes educacionais, como profissional autônomo, orientando
programas de apoio administrativo e educacional; d) desenvolver estudos e analisar as
relações homem-ambiente físico, material, social e cultural quanto ao processo ensino-
aprendizagem e produtividade educacional; e) desenvolver programas visando a qualidade de
vida e cuidados indispensáveis às atividades acadêmicas; f) implementar programas para
desenvolver habilidades básicas para aquisição de conhecimento e o desenvolvimento
humano; g) validar e utilizar instrumentos e testes psicológicos adequados e fidedignos para
fornecer subsídios para o replanejamento e formulação do plano escolar, ajustes e orientações
à equipe escolar e avaliação da eficiência dos programas educacionais; h) pesquisar dados
sobre a realidade da escola em seus múltiplos aspectos, visando desenvolver o conhecimento
científico.
  • Atua no âmbito da Justiça, colaborando no planejamento e execução de políticas de cidadania,
    direitos humanos e prevenção da violência, centrando sua atuação na orientação do dado
    psicológico repassado não só para os juristas como também aos indivíduos que carecem de tal
    intervenção, para possibilitar a avaliação das características de personalidade e fornecer
    subsídios ao processo judicial, além de contribuir para a formulação, revisão e interpretação
    das leis: Avalia as condições intelectuais e emocionais de crianças, adolescentes e adultos em
    conexão com processos jurídicos, seja por deficiência mental e insanidade, testamentos
    contestados, aceitação em lares adotivos, posse e guarda de crianças, aplicando métodos e
    técnicas psicológicas e/ou de psicometria, para determinar a responsabilidade legal por atos
    criminosos; atua como perito judicial nas varas cíveis, criminais, Justiça do Trabalho, da família,
    da criança e do adolescente, elaborando laudos, pareceres e perícias, para serem anexados
    aos processos, a fim de realizar atendimento e orientação a crianças, adolescentes, detentos e
    seus familiares ; orienta a administração e os colegiados do sistema penitenciário sob o ponto
    de vista psicológico, usando métodos e técnicas adequados, para estabelecer tarefas
    educativas e profissionais que os internos possam exercer nos estabelecimentos penais;
    realiza atendimento psicológico a indivíduos que buscam a Vara de Família, fazendo
    diagnósticos e usando terapêuticas próprias, para organizar e resolver questões levantadas;
    participa de audiência, prestando informações, para esclarecer aspectos técnicos em psicologia
    a leigos ou leitores do trabalho pericial psicológico; atua em pesquisas e programas
    socioeducativos e de prevenção à violência, construindo ou adaptando instrumentos de
  • investigação psicológica, para atender às necessidades de crianças e adolescentes em
    situação de risco, abandonados ou infratores; elabora petições sempre que solicitar alguma
    providência ou haja necessidade de se comunicar com o juiz durante a execução de perícias,
    para serem juntadas aos processos; realiza avaliação das características das personalidade,
    através de triagem psicológica, avaliação de periculosidade e outros exames psicológicos no
    sistema penitenciário, para os casos de pedidos de benefícios, tais como transferência para
    estabelecimento semiaberto, livramento condicional e/ou outros semelhantes. Assessora a
    administração penal na formulação de políticas penais e no treinamento de pessoal para aplicá-
    las. Realiza pesquisa visando à construção e ampliação do conhecimento psicológico aplicado
    ao campo do direito. Realiza orientação psicológica a casais antes da entrada nupcial da
    petição, assim como das audiências de conciliação. Realiza atendimento a crianças envolvidas
    em situações que chegam às instituições de direito, visando à preservação de sua saúde
    mental. Auxilia juizados na avaliação e assistência psicológica de menores e seus familiares,
    bem como assessorá-los no encaminhamento a terapia psicológicas quando necessário. Presta
    atendimento e orientação a detentos e seus familiares visando à preservação da saúde.
    Acompanha detentos em liberdade condicional, na internação em hospital penitenciário, bem
    como atuar no apoio psicológico à sua família. Desenvolve estudos e pesquisas na área
    criminal, constituindo ou adaptando os instrumentos de investigação psicológica.
Atua na investigação e intervenção nos processos de aprendizagem de habilidades e
conteúdos acadêmicos. Busca a compreensão dos processos cognitivos, emocionais e
motivacionais, integrados e contextualizados na dimensão social e cultural onde ocorrem.
Trabalha para articular o significado dos conteúdos veiculados no processo de ensino, com o sujeito que aprende na sua singularidade e na sua inserção no mundo cultural e social
concreto. Na relação com o aluno, o profissional estabelece uma investigação que permite
levantar uma série de hipóteses indicadoras das estratégias capazes de criar a intervenção que
facilite uma vinculação satisfatória ou mais adequada para a aprendizagem. Ao lado desse
aspecto, o profissional também trabalha a postura, a disponibilidade e a relação com a
aprendizagem, afim de que o aluno torne-se o agente de seu processo, aproprie-se do seu
saber, alcançando autonomia e independência para construir seu conhecimento e se exercitar
na tarefa de uma correta autovalorização. Na escola, o profissional trabalha contribuindo com
uma visão mais integrada da aprendizagem, possibilitando a recondução e integração do aluno
na dinâmica escolar facilitadora de seu desenvolvimento. Contribui na detecção de problemas de aprendizagem do aluno, atendendo-o em suas necessidades e permitindo sua permanência no ensino regular. Nesse sentido sua intervenção possibilita a redução significativa dos índices de fracasso escolar. Atua utilizando instrumental especializado, sistema específico de avaliação e estratégias, capazes de atender o aluno e sua individualidade, auxiliando em sua produção escolar e para além dela, colocando-os em contato com suas reações, diante da tarefa e dos vínculos com o objeto do conhecimento. Dessa forma, resgata, positivamente, o ato de
aprender. O psicólogo especialista em psicopedagogia, nesse processo, promove:
- o levantamento, a compreensão e análise das práticas escolares e suas relações com a
aprendizagem; o apoio psicopedagógico a todos os trabalhos realizados no espaço da escola;
- a ressignificação da unidade ensino/aprendizagem, a partir das relações que o sujeito estabelece entre o objeto de conhecimento e suas possibilidades de conhecer, observar e
refletir, a partir das informações que já possui;
- a prevenção de fracassos na aprendizagem e a
melhoria da qualidade do desempenho escolar. Esse trabalho pode ser desenvolvido em
diferentes níveis, propiciando aos educadores conhecimentos para:
- a reconstrução de seus
próprios modelos de aprendizagem, de modo que, ao se perceberem também como “aprendizes”, revejam seus modelos de ensinantes;
- a identificação das diferentes etapas do
desenvolvimento evolutivo dos alunos e compreensão de sua relação com a aprendizagem; - o diagnóstico do que é possível ser melhorado no próprio ambiente escolar e do que precisa ser
encaminhado para profissionais fora da escola;
- a percepção de como se processou a evolução
dos conhecimentos na história da humanidade, para compreender melhor o processo de
construção de conhecimentos dos alunos;
- as intervenções para a melhoria da qualidade do
ambiente escolar;
- a compreensão da competência técnica e do compromisso político presentes em todas as dimensões do sujeito.
A partir da eficiência constatada na prática profissional, o psicólogo estrutura um corpo de conhecimentos e um vasto campo de interligação e produção de conhecimento sobre os fenômenos envolvidos no processo de aprendizagem humana.
Atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das
emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre estes
aspectos e o funcionamento cerebral. Utiliza-se para isso de conhecimentos teóricos
angariados pelas neurociências e pela prática clínica, com metodologia estabelecida
experimental ou clinicamente. Utiliza instrumentos especificamente padronizados para
avaliação das funções neuropsicológicas envolvendo principalmente habilidades de atenção,
percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas,
processamento da informação, visuoconstrução, afeto, funções motoras e executivas.
Estabelece parâmetros para emissão de laudos com fins clínicos, jurídicos ou de perícia;
complementa o diagnóstico na área do desenvolvimento e aprendizagem. O objetivo teórico da
neuropsicologia e da reabilitação Neuropsicológica é ampliar os modelos já conhecidos e criar
novas hipóteses sobre as interações cérebro-comportamentais. Trabalha com indivíduos
portadores ou não de transtornos e sequelas que envolvem o cérebro e a cognição, utilizando
modelos de pesquisa clínica e experimental, tanto no âmbito do funcionamento normal ou
patológico da cognição, como também a estudando em interação com outras áreas das
neurociências, da medicina e da saúde. Os objetivos práticos são levantar dados clínicos que
permitam diagnosticar e estabelecer tipos de intervenção, de reabilitação particular e específica
para indivíduos e grupos de pacientes em condições nas quais: a) ocorreram prejuízos ou
modificações cognitivas ou comportamentais devido a eventos que atingiram primária ou
secundariamente o sistema nervoso central; b) o potencial adaptativo não é suficiente para o
manejo da vida prática, acadêmica, profissional, familiar ou social; ou c) foram geradas ou
associadas a problemas bioquímicos ou elétricos do cérebro, decorrendo disto modificações ou
prejuízos cognitivos, comportamentais ou afetivos. Além do diagnóstico, a Neuropsicologia e
sua área interligada de Reabilitação Neuropsicológica visam realizar as intervenções
necessárias junto ao paciente, para que possam melhorar, compensar, contornar ou adaptar-se
às dificuldades; junto aos familiares, para que atuem como coparticipantes do processo
reabilitativo; junto a equipes multiprofissionais e instituições acadêmicas e profissionais,
promovendo a cooperação na inserção ou reinserção de tais indivíduos na comunidade quando
possível, ou ainda, na adaptação individual e familiar quando as mudanças nas capacidades do
paciente forem mais permanentes ou a longo prazo. Ainda no plano prático, fornece dados
objetivos e formula hipóteses sobre o funcionamento cognitivo, atuando como auxiliar na
tomada de decisões de profissionais de outras áreas, fornecendo dados que contribuam para
as escolhas de tratamento medicamentoso e cirúrgico, excetuando-se as psicocirurgias, assim
como em processos jurídicos nos quais estejam em questão o desempenho intelectual de
indivíduos, a capacidade de julgamento e de memória. Na interface entre o trabalho teórico e
prático, seja no diagnóstico ou na reabilitação, também desenvolve e cria materiais e
instrumentos, tais como testes, jogos, livros e programas de computador que auxiliem na
avaliação e reabilitação dos pacientes. Desenvolve atividades em diferentes espaços: a)
instituições acadêmicas, realizando pesquisa, ensino e supervisão; b) instituições hospitalares,
forenses, clínicas, consultórios privados e atendimentos domiciliares, realizando diagnóstico,
reabilitação, orientação à família e trabalho em equipe multidisciplinar.
Segundo a Resolução SBNPp nº 05/2021, Artigo 10º, a Neuropsicopedagogia é uma ciência
transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos da Neurociências aplicada à educação, com
interfaces da Pedagogia e Psicologia Cognitiva que tem como objeto formal de estudo a
relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa
perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional.
Neuropsicopedagogo Institucional – Código CBO 2394-45 e Neuropsicopedagogo Clínico –
Código CBO 2394-40.
No Código de Ética Técnico Profissional da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia -
SBNPp –RESOLUÇÃO SBNPp n°05 de 12 de abril de 2021 em seus artigos 29, 30 e 31
É um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. A
C.B.O. foi instituída com base legal na Portaria nº 397, de 10.10.2002.
A regulamentação é realizada por Lei cuja apreciação é feita pelo Congresso Nacional, por
meio de seus Deputados e Senadores e submetida à sanção do Presidente da República. A
CBO NÃO TEM PODER DE REGULAMENTAR PROFISSÕES.
MISSÃO
Proporcionar atualização e aprimoramento para profissionais das áreas da saúde e educação por meio de cursos e grupos de estudo.
VISÃO
Ser referência na atualização e aperfeiçoamento profissional em atendimento nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, neuropsicologia e neuropsicopedagogia.
VALORES
Competência, ética, excelência, inovação, responsabilidade, respeito, agente transformador.

Convênios

Avaliação e atendimento psicológico para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Avaliação Psicológica e Neuropsicológica, Psicoterapia e Reabilitação Neuropsicológica e Avaliação e atendimento psicopedagógico.